Apache: Otimização – KeepAlive On ou Off?

Apache é o servidor de Web mais usado no mundo, conhecer um pouco do seu funcionamento para fazer otimizações é muito importante, existem websites que precisam de configurações diferentes da que o Apache vem configurado por padrão. Discutiremos aqui o uso do KeepAlive.

O que é KeepAlive?

O KeepAlive permite que o servidor utilize a mesma conexão para transferir múltiplos arquivos.

 

Vantagens do KeepAlive:

 

  • Aumenta velocidade do website: Reduz a latência associada com a transferência HTTP.
  • Reduz uso da CPU: Ativar o KeepAlive reduz o uso de CPU. Considere que um website com várias imagens, arquivos e etc, o servidor precisará fazer uma conexão para cada arquivo, aumentando o uso de CPU. Com o KeepAlive ativado somente uma conexão é feita, assim reduzindo o consumo de CPU.

 

Desvantagens do KeepAlive:

 

  • Aumenta o uso de memória: Ativar o KeepAlive aumenta o uso de memória no servidor. Processos do Apache tem que manter conexões abertas à espera de novos pedidos de conexões estabelecidas.

 

Quando devo ativar o KeepAlive?

 

Dependerá de várias situações como quantidade de recursos de seu servidor, tipo de website e etc. Um servidor com pouca Ram disponível recomenda-se utilizar o KeepAlive Off, reduzindo assim o uso de memória e dando possibilidade ao servidor atender mais usuários. Se você se preocupa muito com a experiência do usuário com o website e seu servidor dispõe de uma boa quantidade de memória RAM disponível, se seu website tem muitas imagens ou outros arquivos, é recomendado manter o KeepAlive ativado.

2 comentários

  1. Legal o artigo mas por outro lado fica meio inútil, o que é pouca memória pra você? Eu tenho 32 gb no meu pc e acho até que mais ou menos, vejo servidores com 8 que são bem mais caros, mas a verdade é, sem um exemplo de hardware esse artigo é unútil.

    1. Oi Eduardo, quando eu mencionei no artigo “…Um servidor com pouca Ram recomenda-se utilizar o KeepAlive Off” o que eu quis dizer é que não há um valor definido de quando usar ou não usar, e sim que deve ser levado em consideração o consumo atual de recursos na sua máquina, ou seja, se o Keep Alive ON não se tornar um gargalo para o seu servidor, o recomendável é que você mantenha este ativado independente da quantidade de memória RAM que seu servidor possua, uma vez que aumentará o desempenho do seu servidor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *