Google Panda – O que é, Como se Livrar?

O que é Google Panda?

O Google Panda é uma atualização no algoritmo do Google, foi criado no inicio do ano de 2011 com o intuito de melhorar as buscas no Google. Lançado no inicio em outros países para testes, só chegou no Brasil em Agosto e está tirando o sono de muitos Webmasters. Há quem diz ser punido injustamente pelo Panda que está em constantes atualizações mas há quem também está se beneficiando e muito com o novo algoritmo, por isso não devemos considerar o Panda como o Terror dos Webmasters e sim como estímulo a criação de conteúdo atrativo e principalmente original.

Aqueles que tem maior parte do seu tráfego vindo de buscadores poderão sentir na pele o que é ser punido pelo Google Panda. Meu fórum tem quase 90% do tráfego vindo de buscadores, maior parte pelo Google, uma punição seria absolutamente destrutiva e aconteceu:

 


 

Mais um mês como um outro qualquer, com algumas variações no tráfego que sempre foi comum, até chegar o dia 23/09/2011. A média de tráfego caiu de 4500 para 900, queda em torno dos 80%. Até então eu nem tinha conhecimento do que era o Google Panda e do motivo de tal punição, só a partir disso que fui tomar conhecimento. Descobri que meu fórum havia sido punido por causa de SPAM e conteúdo duplicado, meu fórum foi vítima de BOTS que postavam conteúdo duplicado e completamente em inglês e por negligência minha foi uma ação que durou meses e não foi combatida até a chegada do Google Panda. Feita o combate contra os bots e a remoção dos tópicos meu fórum voltou ao normal em 1 semana.

A partir do acontecimento acima tirei a conclusão de que um dos principais motivos da vinda do Google Panda foi para punir Webmasters que se beneficiavam com SPAM, conteúdo duplicado e não original.

O que a maioria dos blogs de SEO e Webmasters mais experientes dizem e eu concordo é que o desespero nesse momento é o estopim para piorar de vez a situação, o recomendado é que se tome as medidas com calma e dar tempo ao tempo pois o Google não irá remover a punição de um dia para o outro, a partir das mudanças feitas 1 semana é o prazo médio.

 

Quais Websites serão punidos pelo Google Panda?

  • Conteúdo duplicado – Websites com conteúdo duplicado, ou seja, sites com duas ou mais páginas com o mesmo conteúdo serão certamente punidos pelo Google Panda.
  • Conteúdo copiado – Evite copiar artigos de outros Websites, além de não ser uma coisa legal você não terá sua página listada no topo das pesquisas, o mínimo a fazer é colocar os devidos créditos.
  • Poluição de Propagandas – Uma das novidades do novo algoritmo é que ele também pune aqueles que tem em mente “Propaganda Acima de Tudo”.
  • Falsos Backlinks – Técnicas Blackhat SEO como comprar backlinks ou criar páginas falsas que apontam para seu site é um grande risco.
  • Páginas Pesadas – Páginas que demoram para carregar causados, por exemplo, pelo uso abusivo de imagens e entre outras coisas que possam levar a demora no carregamento da página também é considerado como infração para o Google Panda.

 

Resumindo:

Em poucas palavras seu site dificilmente será punido se mantiver os visitantes atraídos pelo conteúdo, fazer daquilo realmente o que eles procuravam. O Google sempre aclamou por qualidade nos artigos por parte dos Webmasters, essa é uma das regras que nunca serão alteradas em qualquer mudança nos algoritmos, o que o Google tenta fazer com essas mudanças é filtrar aqueles que não cumprem com o que foi dito.

 

2 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *