Gostaríamos de esclarecer e explanar um pouco sobre o assunto de “Problemas de rotas na Internet”, as vezes temos relatos de alguns clientes com problemas para acessar suas VPSs ou sites que estão localizados na Master Da Web, os relatos são que de algumas localidades acessa e de outras não acessa, ou de determinado provedor acessa e de outro provedor de Internet não acessa.

É importante frisar que quando ocorre esse tipo de situação, não é nenhum problema relacionado aos serviços da Master Da Web, e esse tipo de problema não está sobre nossa administração, então nesse caso não há nada que possamos fazer senão orientar nossos clientes a respeito.

Mas afinal o que é problema de rotas?

Primeiro precisamos de entender como a Internet funciona, a Internet é um apanhado de redes de computadores que se conectam entre si, essas redes podem ser empresas ou provedores de internet, os provedores de internet se conectam entre si um fornecendo acesso de internet ao outro, e assim por diante até termos uma grande conexão de redes entre vários provedores interligando todo o mundo, como se fosse uma grande teia de aranha, isso forma a grande “rede mundial de computadores”, desta forma a comunicação entre diferentes localidades do mundo inteiro se torna possível.

Para a comunicação chegar de um ponto ao outro ela irá passar por vários provedores de internet diferentes, quando um provedor tem algum problema e seu link cai, essa comunicação é interrompida, e o caminho para chegar a um destino fica comprometido, isso é quando acontece o “problema de rota”, se sua comunicação utiliza esse caminho comprometido, sua comunicação será interrompida, por isso para algumas localidades a comunicação não funciona e para outras funciona.

Nesse caso não há nada que possamos fazer, porque a administração do link caído não pertence a Master Da Web, é sim a um provedor qualquer que esteja no meio dessa comunicação, ou pode até ser o seu próprio provedor de internet. A recomendação é você entrar em contato com seu provedor de Internet e comunicar que você está tendo problemas de rota para se conectar ao seu destino, seja ele VPS ou site, nesse caso se o problema não for diretamente com seu provedor, ele irá comunicar ao provedor dele para averiguar o problema, e assim por diante até que seja identificado o ponto caído para que possa ser realizado o reparo, normalmente um problema de rota pode demorar até 24 horas para ser resolvido.

Para identificar um problema de rota normalmente utilizamos a ferramenta MTR, essa ferramenta é um software e traça a rota da origem até o destino, e se há um problema de rotas com essa ferramenta conseguimos identificar exatamente o ponto caído, assim chegamos ao diagnostico. Caso deseje aprender a realizar o teste com a ferramenta MTR, veja nosso tutorial em vídeo abaixo, esse tutorial está disponível no nosso canal do youtube.

Espero ter consigo explanar e passar claramente as informações sobre problema de rotas, para você conseguir identificar caso ele aconteça.